A Ressurreição de Cristo

SEGUINDO A NARRAÇÃO BÍBLICA...
 

44 Passado três dias de sua morte, Jesus ressuscita:

Ressurreição de Cristo

 

Comentário 01: “o batismo de João Batista dará lugar ao batismo de Jesus CRISTO”
 

Ressurreição de Jesus

Aproxima-se o dia em que o batismo de João Batista dará lugar ao batismo de Jesus. Dois fatos importantes já se verificaram: a morte e a ressurreição de Jesus. Falta apenas acontecer a efusão do Espírito Santo em Pentecostes para dar-lhe eficácia. A partir de então, o cristão, que for mergulhado na água por ocasião de seu Batismo, será como que imerso na morte de Jesus, descendo com ele à sepultura e morrendo para o pecado. Em seguida, ao sair da água, ressuscitará junto com Ele para uma vida nova.

 

Comentário 02: “A PÁSCOA de Jesus CRISTO”
 

A ressurreição de Jesus constitui o ápice do cumprimento da promessa de Deus de salvar o homem, além de confirmar tudo o que ele próprio fez e ensinou. Com ela, concretiza-se o novo sentido dado à Páscoa judaica: É a PÁSCOA DE JESUS, ou seja, a PASSAGEM de Cristo a seu Pai pela sua morte e ressurreição.

Através dela, a sua herança, a EUCARISTIA, assume mais significados:

– é poder de ressurreição e semente da vida eterna pelas próprias palavras de Jesus, em Jo 6, 54, (“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia“);

- é ação de graças e louvor ao Pai por tudo o que ele realizou através da criação, da redenção e da santificação dos homens e por tudo que vai realizar na ressurreição;

- é sacrifício de amor, porque torna presente o Sacrifício da Cruz de Cristo com a promessa de vida eterna para os homens;

- e é sacrifício da Igreja, pois dá às atuais e futuras gerações de cristãos a oportunidade de, unidos ao sacrifício de Cristo, ofertarem suas vidas, louvores, sofrimento, orações e trabalho, pela salvação de todos.

 

Comentário 03: “A PROVA DA RESSURREIÇÃO de Jesus CRISTO”
 

Será o testemunho firme dos apóstolos, esperando uma vida futura, que chamará a atenção do mundo acerca da ressurreição. Essa expectativa foi tão forte que alcançou pessoas do mundo inteiro. Por isso, é possível dizer que a maior prova da ressurreição de Jesus não se encontra nas páginas de livros, mas na vida dos milhares de fiéis, de todas as épocas, que enfrentaram a solidão, a dor e a morte, exclusivamente, acreditando que um dia Cristo os ressuscitará.

 

Comentário 04: “NÃO existe REENCARNAÇÃO”
 

Ponto importante de ser mencionado é que a ressurreição de Jesus confirma o fato de que NÃO existe REENCARNAÇÃO, ou seja, o homem não voltará após a morte a viver outras vidas terrestres.

Na carta aos Hebreus, encontramos a afirmação de que o homem nasce e morre somente uma vez:

Ressurreição de Jesus  

 

Comentário 05: “O sétimo dia para repouso sagrado PASSA A SER O DOMINGO”
 

No Antigo testamento o descanso do sábado era sagrado. Isso é bastante visível quando observamos a questão das codornizes e do Maná.

Leia o que prescreveu Deus a respeito do descanso do sábado (Ex 16): “O Senhor disse a Moisés: Vou fazer chover pão do alto do céu. Sairá o povo e colherá diariamente a porção de cada dia. No sexto dia, quando prepararem o que tiverem ajuntado haverá o dobro do que recolhem cada dia. Durante seis dias o ajuntareis; mas o sétimo é o sábado: nele não haverá. O sábado é consagrado ao Senhor. Considerai que, se o Senhor vos deu o sábado, vos dá ele no sexto dia alimento para dois dias. Fique cada um onde está, e ninguém saia de sua habitação no sétimo dia. Assim o povo repousou no sétimo dia.”

Como foi descrito na passagem acima, no Antigo Testamento, Deus pede ao povo judaico para que guarde o dia do Sábado, ou seja, conserve todo sétimo dia para repouso sagrado, na intenção de lembrar a primeira criação. No Novo Testamento, nasce um novo dia para os cristãos: o Domingo, o dia da ressurreição de Jesus. É o oitavo dia que se segue ao Sábado (último dia da antiga criação envelhecida pelo pecado) e primeiro dia da semana, quando se festeja a nova criação.

O preceito de Deus, com relação ao sétimo dia para repouso sagrado, passa a ser empregado para o Domingo. Deus deseja que o Domingo seja um dia de repouso consagrado a Ele. Por isso, nele não se deve trabalhar, comprar, sair para consumir, etc., a não ser que essas coisas sejam realmente obrigatórias. Perceba que, se é desejo de Deus que haja o descanso no Domingo, o que for realizado nesse período não terá sua bênção, nos diz o Salmo 126: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas. Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono”.

A própria etimologia da palavra evidencia esse sentido: “domingo” deriva do latim dies dominicus, ou “dia do Senhor”. Então, façamos a vontade do Senhor e honremos o Domingo.

 

Comentário 06: “QUEM AGE NA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO ?”
 

Na ressurreição, como aconteceu no Batismo e na Transfiguração, agem, juntas, as três pessoas da Santíssima Trindade.

 

Comentário 06: “O SEPULCRO VAZIO”
 

Jesus nunca deixou o homem sozinho, até mesmo, em seu sepulcro vazio, estava presente através de sinais como a pedra deslocada e os lençóis e sudário abandonados. É bem verdade que sinais silenciosos acabam por exigir uma fé bem maior do que a normal.

 

Comentário 00: “ACRESCENTANDO...”
 

A Bíblia Comentada Passo a Passo

 

© Copyright 2014 | Conteúdo protegido por Direitos Autorais


 

LEIA NA BÍBLIA AS PASSAGENS RELACIONADAS AO TEXTO ACIMA

Passagens retiradas da “Bíblia Sagrada Ave-Maria”
A ressurreição de Jesus (MAT 28, 1-15)

PASSAGENS RELACIONADAS:

member-image
Novo Testamento
A Ressurreição de Lázaro
member-image
Novo Testamento
O Anúncio da Paixão
member-image
Novo Testamento
Cuidado com os Falsos Profetas
member-image
Antigo Testamento
Investidas contra a Fé
member-image
Novo Testamento
Na Morada dos Mortos

AUMENTE SEUS CONHECIMENTOS

Tire suas dúvidas consultando as exposições abaixo:

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA em perguntas e respostas
Em que condições estava o corpo de Cristo no sepulcro?
Que lugar ocupa a ressurreição de Cristo na nossa fé?
Porque é a Ressurreição é um acontecimento transcendente?
De que modo a Ressurreição é obra da Santíssima Trindade?
Qual o sentido e a importância da Ressurreição?
Pode alguém ser cristão sem crer na ressurreição ?
Existem provas da ressurreição de Jesus?
Regressou Jesus, através da ressurreição, à vida terrena normal?
0 que mudou no mundo com a ressurreição?
Por que cremos na ressurreição dos mortos?
Por que cremos na ressurreição da 'carne'?
0 que nos acontecerá quando morrermos?
O que significa a «ressurreição da carne»?
Qual a relação entre a Ressurreição de Cristo e a nossa?

Como ler as citações

As citações de textos bíblicos são apresentadas da seguinte maneira: nome do livro, seguido do capítulo e do versículo em questão. É importante saber os diversos sinais de pontuação. Leia mais

Como ler a Bíblia

A Bíblia é uma história, a história do povo Judeu. Como tal, ela tem começo, meio e fim. Ela inicia com a Criação do Mundo e termina com a formação da Igreja por Jesus Cristo. Leia mais